Popular Post

Posted by : Erzulie quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Réveillon!

E como já era de costume em toda festa, o Sr Fukuyama aparecia para dar seu alô para as crianças do mundo todo. Cada vez que ele aparecia, fazia questão de surpreender com algo inesperado e todos ficavam com o nariz colado na tela de TV e nos computadores para assistir.

Desta vez o logotipo da TV Pangéia sumiu e apareceu no lugar uma conhecida linha azul-esverdeada contrastando com o céu claro. No horizonte, um ponto crescia devagar. Primeiro era um pontinho, depois virou um barco. Não, era um navio!Algo muito maior que um navio, um porta-aviões.

A imagem corta para bordo do navio e se vê uma adolescente de cabelos cor-de-rosa e uniforme de marinheira saindo do helicóptero. Todo mundo a reconheceu. Era Sakura, a filha mais velha do Fukuyama que trabalhava na marinha americana.

Mais empolgado ficou o Khan que assistia a cena em casa. Dava pra ver que era tudo gravado porque aparecia o reloginho num dos cantos indicando 4 horas da tarde. Numa parte do filme apareceu o nome do lugar onde a moça estava: "SS Hope". O coração do Khan quase saia pela boca, pois esse era o navio onde o Vô Lineu viajava e ele queria muito que o velhinho aparecesse na TV.

O reloginho sumiu da tela e no lugar apareceu a frase ”AO VIVO”. A mesma menina simpática apareceu agora em outro lugar. .bem mais escuro cheio de botões coloridos e com uma luz vermelha iluminando tudo. Um submarino! Sakura começou a falar.

- “konishuá", crianças! Estamos agora no famoso submarino modelo Triton Nereida, faltam 5 minutos para meia-noite e viemos aqui fazer mais uma experiência.
-Ué?! Mas aqui no meu relógio diz que ainda não são nem 3 da tarde.
-Fica quieto, Khan. Deixa de ser curioso.
-Khan ela deve estar no outro lado do mundo. Lá já deve ser quase Ano-Novo. “Movimento de rotação da Terra”, lembra?

Todos se voltaram de novo para a TV.

-Parabém a você, amiguinho que olhou no relógio para conferir. Não sei que horas são por ai, mas aqui estamos num lugar chamado Meridiano de Troca de Data. È aqui que começamos a  contar as horas por isso a meia-noite chega  aqui primeiro. Alguns turistas vêm pra cá no meio do mar para comemorar o Ano Novo, depois velejam um pouquinho para Leste para poder comemorar duas vezes.

O reloginho do vídeo tinha voltado, mas agora mostrando uma contagem regressiva. Indicava que faltava só mais um minuto para começarem os fogos de artifício.

-Mas não é bem isso que a gente queria mostrar. Perguntaram para mim e para o "Fuku-Sama" como eram as festas dos marinheiros. Eu posso dizer que é igualzinha a da maioria das famílias só que os marujos sentem muita saudade e solidão no mar. Aqui no submarino nós comemoramos de um jeito diferente.  Nosso ponto de vista é privilegiado, né, Ondina?

Sakura liga a luz externa do veiculo e todos levam um susto. Um olho gigantesco aparece fechando toda a janela do lado de fora. Começa a contagem regressiva, enquanto o bichão vai se distanciando da janela do lado de fora, mostrando seu corpo gigante e seu jeito elegante de nadar.

Ondina era uma dinossaura aquática que amava viajar pelo mundo por isso era muito querida. Sakura 
acenou acariciando a janela em sinal de carinho pelo bicho. Todas as crianças ficaram emocionadas em casa e fizeram o mesmo gesto, acariciando a tela da TV.

- 5... 4... 3... 2... 1... FELIZ ANO NOVOOOOO!!!

As câmeras focalizaram pela janela panorâmica do Triton e mostraram algo parecido com uma tempestade, uma guerra de sons e cores. As explosões dos fogos de artifício que os marujos soltavam dos barcos refletiam na água e as luzes iluminavam milhares de peixes no fundo do mar. Brilhavam junto com as estrelas do mar, tartarugas, anêmonas e as bolas feitas pela Ondina.

Sakura tinha tido a ideia de mostrar junto com a Ondina como era o Réveillon nos corais do Oceano Pacifico e acertou em cheio. A imagem que mostrava era de outro planeta. Até um tubarão passou meio assustado, estava tão perdido que se esqueceu de caçar os peixinhos menores. O mar virou arco-íris.

Khan do outro lado do mundo estava chateado. Seu avô ainda não tinha dado sinal de vida, mas ele via pela tela que todos estavam bem à bordo. Sentia que seu avô estava bem e que aquela linda festa conectava todas as pessoas. A qualquer momento o velho apareceria e o menino tinha muita saudade para matar e muita coisa para agradecer.

VOCÊ SABIA?



O Planeta Terra leva mais ou menos 365 dias e 6 horas para dar uma volta no Sol. Quando ele termina de dar uma volta celebramos o inicio de um novo ano. Chama-se “movimento de translação”. Mas nem todas as pessoas comemoram o Ano Novo no mesmo dia. Em alguns lugares se conta o ano pela Lua e não pelo Sol. Em algumas culturas não se conta a ano A partir de janeiro.
A Terra também gira como um peão e leva um dia para dar uma volta completa. Por isso que é noite no Japão enquanto ainda é dia no Brasil. Esse movimento da Terra se chama “rotação”.

ALERTA TROPA!


Você gosta de fogos de artifício? São lindos, né? Mas quando se brinca com fogos todo cuidado é pouco. Nunca chegue perto, deixe para um adulto.  Peça para o adulto seguir à risca as instruções de segurança que vem na caixa e só usar fogos de boa qualidade. E FIQUE SEMPRE ALERTA para correr a um hospital em caso de emergência.

Dica: Que tal experimentar trocar os perigosos fogos de artifício por outras brincadeiras?

FELIZ 2016!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Teste - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -