Popular Post

Posted by : Erzulie terça-feira, 17 de novembro de 2015

"O pranto não escreverei, mas sim o riso, pois este do Homem é real distintivo"
(François Rabelais)

Tia Dorothy
Dinossauros estão na moda. Sempre estiveram e continuarão na moda por muito tempo. Enquanto tiver crianças, indiferente da idade delas, haverá dinossauros.

E são tão queridos por que representam o que existe de mais puro no ser-humano: a busca por uma vida mais rustica e simples, a selvageria primitiva que esquecemos para viver em sociedade, mas que trocamos por maldades piores.

Como diria a Tia Fátima: "não existe dinossauro bom nem dinossauro mau. São bichos que apenas lutam pela sobrevivência. Quem faz maldade apenas pra se divertir é o Bicho Homem"

Já é clichê no mundo da literatura e da TV dizer que "se trata de um romance de ficção e qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência". Geralmente isto não é verdade. Khans, Vicks e Sapis e Ruanitos existem no mundo real- assim como seus bichinhos-, estão presentes aos montes nas escolas de Educação Infantil de todo país.

Resolvi criar este blog para dividir com os leitores minhas experiências inesquecíveis trabalhando em sala-de-aula com crianças e adolescentes. Mas por que falar de "crionças" e dinossauros? Simples, eles são legais, fofuchos e, ao contrário de que muita gente pensa, são elas que nos ensinam, nos animam e salvam o dia.

E fazem barulho e correm loucamente como manadas de dinossauros. E comem direto na mesa ou no chão sem cerimônia, e ainda mastigam rindo de boca aberta. e mexem em qualquer coisa, sem o menos pudor e dizem tudo o que sentem. Constróem cidades  de bloquinho pra depois virarem Godzillas de destruírem tudo. Mas quando aparece uma joaninha, saem correndo, pois aquele inseto tem o incrível poder de virar um helicóptero de combate.

Sempre quis desde "crionça" ser apresentadora de programa infantil e, aos 37 anos de infância, percebi que fazer essa função nobre de ajudar as pessoas de todas as idades a ser menos chatas ainda é possivel. Sempre tive vocação pra ser "viajante de maionese", mas só agora percebi que seria legal chamar os amigos pra viajar junto.

A idéia era criar um mundo de fantasia que rompesse com a fórmula já manjada: "castelo, princesa, bruxa e dragão" e que servisse de metáfora para as realidades do cotidiano, que dialogasse com o mundo dos jovens de hoje, cada vez mais cercado de tecnologia e mais individualista.

Aqui não tem dragão, tem dinossauro, que é dragão documentado e com fóssil. Não tem bruxa, mas tem cientista que é bruxo de guarda-pó que faz magia chamada "ciência". Não tem sereia, mas tem dinossauro aquático e menina que dirige submarino. Não tem castelo, mas tem laboratório. Não tem princesa, mas tem crianças especiais que se superam todos os dias e ainda nos dão aula de alegria e esperança.

Este será meu Manifesto Poético Contra a Chatice, a Ignorância e a Mediocridade, que infelizmente tomam conta de nossas ruas. è um convite para voltarmos à sonhar e imaginar, pra entrar no mato e fazer fogueira, pra desenterrar o velho fóssil em nossos corações de crianças que pensam que cresceram.

 Chamo a todos que quiserem se unir à essa bela Aventura da Vida, com o pedido, aliás, ordem da Poderosa Chefe Dan: "por favor, crianças, NUNCA CRESÇAM". Pois como diria o Khan, o unico poder que esses incríveis dinos não tem é o de voltar no tempo. Cada segundo que vivemos é precioso e convém que os aproveitemos loucamente, antes que nossos sonhos entrem em extinção.

Boo caçada!
                                                                                                       Tia Dorothy

 Dedicado aos meus sobrinhos Victória, Antony, Eric e à todas as crianças de todas as idades.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Teste - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -